top of page
Jogos Educativos
Para o trabalho com Cidadania e Direitos Humanos

Direitos
Humanos

sinopse-ok4_edited_edited.jpg

O jogo TRILHAS DA CIDADANIA é uma atividade lúdico-pedagógica desenvolvida, em 2012,  pela Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM) para o Programa de Educação para a Diversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o propósito de refletir sobre direitos humanos, cidadania, inclusão social e diversidade. O jogo aborda questões relacionadas aos direitos de cidadania e direitos humanos. Um texto de diálogo com os educadores acompanha todos os jogos

Bullying na 
escola

igualdade e diferenças.png

O JOGO DA IGUALDADE E DAS DIFERENÇAS é uma atividade lúdico-pedagógica desenvolvida, em 2012, pela Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM) para o Programa de Educação para a D,iversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o propósito de refletir sobre direitos humanos, cidadania, inclusão social e diversidade. O jogo aborda o bullying e os direitos na escola. Um texto de diálogo com os educadores acompanha todos os jogos.

Objetivos do milênio

sinopse-ok2_edited.jpg

O jogo DOMINÓ DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO é uma atividade lúdico-pedagógica desenvolvida, em 2012, pela Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM) para o Programa de Educação para a Diversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o propósito de refletir sobre direitos humanos, cidadania, inclusão social e diversidade. O jogo aborda os oito objetivos do milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e assumidos por 189 países, inclusive o Brasil. Um texto de diálogo com os educadores acompanha todos os jogos.

Desmistificando a sexualidade e o HPV

capa hpv autoras.jpg

DESMISTIFICANTO
A SEXUALIDADE E O  HPV 
Polliana L. Lacerda Pinheiro
Matilde M. Miranda Cadete


É parte da dissertação, intitulada O conhecimento dos adolescentes escolarizados sobre o papiloma vírus humano: uma proposta de educação em saúde. A dissertação foi orientada pela Profa. Matilde Meire Miranda Cadete, e defendida em 2018, no Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário Una. 

Meio ambiente

O jogo SIGA O LIXO é uma atividade lúdico-pedagógica desenvolvida, em 2012, pela Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM) para o Programa de Educação para a Diversidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o propósito de refletir sobre direitos humanos, cidadania, inclusão social e diversidade. O jogo aborda o tema da reciclagem e do meio ambiente. Um texto de diálogo com os educadores acompanha todos os jogos.

bottom of page